quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Modernidade, Macarrão e Internet.

Na era da modernidade tudo se tornou mais corrido, cada minuto perdido é um tempo precioso. Pensando em tornar a vida das pessoas que vivem correndo contra o relógio, surgiram meios de tornar a vida corrida, mais corrida ainda. As refeições diárias foram substituídas pelo fast food, ou ainda, por um suculento prato de macarrão instantâneo acompanhado de um copo de suco em pó, nada que não seja resolvido em três minutos, digo, em cinco, pois a água para o preparo do macarrão precisa ferver. Acompanhando esse ritmo a forma de transmitir notícias e informações, também precisou evoluir, o tempo em que as pessoas tomavam café e liam o jornal, ficou perdido em um passado longínquo, como a cena de algum filme.
Nesse contexto surge a Internet, como um meio de manter as pessoas informadas, sem gastar muito tempo, por exemplo, enquanto o seu macarrão instantâneo fica pronto, você pode acessar a Internet e ver o que acontece no Brasil e no mundo com apenas alguns cliques.
Porém perguntas do gênero: Notícias lançadas na Internet, instantaneamente, suprem a minha necessidade de informação? Norteiam a cabeça de pessoas cada vez mais confusas com a era do ciberespaço. Na rede das redes a notícia deve ser o mais concisa possível, como se fosse um resumo do resumo, ao contrário do jornal que trabalha com a profundidade do assunto. Na Internet as notícias são atualizadas de minuto a minuto em uma verdadeira avalanche de informações, por isso tem um curto prazo de validade e são ditas instantâneas.
Para acompanhar todo esse processo de aceleração, jornalistas tiveram de se adaptar a uma nova forma de escrever, mais rápida, ágil e sem muita profundidade de assunto, o que muitas vezes faz com que o relato noticioso perca a sua credibilidade, pois nem todas as versões do fato são ouvidas e apuradas, como deveria acontecer.
Mas o fato é que as pessoas se acostumaram com essa comodidade de se manter informados enquanto praticam outras atividades, e não procuram mais jornais ou revistas para possuírem uma maior profundidade do assunto. A Internet é um novo meio de comunicação, que surgiu para auxiliar a vida das pessoas desde que usada com moderação.
Agora se vocês me dão licença, vou preparar meu macarrão instantâneo e ler meus e-mails.

8 comentários:

Dani disse...

Nós não só nos acostumamos com essa rápidez da informação como exigimos que ela seja rápida. Quem nunca se irritou com o site que depois de cinco minutos ainda contem as mesmas informações?
Seja bem vinda ao mundo dos blogueiros!
:)
Gostei da comparação. Mas que esse macarrão é gostoso a isso é! hehehehe

Laiane disse...

Eu gosto de macarrão

Laiane disse...

ehehhehe... eu gostei do texto, boa idéia comparar o Jornalismo ao macarrão instantâneo, leia-se: Miojo. Não sei como vc pensou nisso... ehhehehe... será pq comemoa macarrão em qualquer hora do dia? Será que é pq somos as duas maiores inventoras de acompanhamentos para miojo do mundo mundial?

E vc tah mais do que certa em comparar as duas coisas, pois os dois são fáceis de fazer, mas exigem criatividade... Como o Miojo sabor pizza com queijo, pimentão e pepino .. lembra? ehehehhe

Te adoroo
Bjuus


P.S.:Eu jah atualizei meu Blog... (Mãe) ... e ele está esperando seu comentário.

Moni disse...

De acordo com uma pesquisa japonesa, realizada no ano 2000, o macarrão instantâneo foi considerado a invenção japonesa mais importante no século XX. O karaokê veio em segundo lugar, e o CD veio em quinto. Estima-se que em 2002, 65 bilhões de unidades de macarrão instantâneo foram servidas mundialmente.(fonte wikipédia = jornalismo digital uauahuah). Será que o jornalismo em tempo real vai conseguir tamanha façanha? vai romper barreiras econômicas e sociais? uhuahu é ver para crer, mas eu continuaria somente com o miojo...uhauahua bjoss

Leonardo Silveira Handa disse...

Adorei o seu texto. Nunca tive a oportunidade de ler um escrito seu. Mas agora eu tenho. Salve a tecnologia: santa mãe internet dos aflitos. Muito bom!
:)

Dayanne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dayanne disse...

Já que a Camila pediu, e também porque eu achei o doces e deletérios um blog muuito legal, eu vim deixar o comentário....pronta, então tá ai...bjossssss

Anônimo disse...

A, mas nem o macarrão é instantâneo. E você nunca compra macarrão instantaneo, e sim Miojo, mesmo que seja Arisco. E você nunca fica atualizado, nem com internet. E você nunca sabe da verdade, nem que seja Deus.