terça-feira, 2 de outubro de 2007

Hipertextualizando o hipertexto

Já que o professor Andrei nos obrigou a fazer a árdua tarefa de escrever um texto sobre hipertexto com hipertextos, e como eu tenho que zelar pela minha nota, aí vai:

Hipertexto é um sistema de visualização de informação, atalho, caminho, onde os documentos contêm referências internas para outros documentos, a informação é hiperligada a palavra.
Uma palavra pode ser "linkada" a um texto que a explique com mais profundidade.
Quem pensa que esse tal de
Hipertexto surgiu só agora com a era da Internet está completamente enganado. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorreram nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.
Enfim, uma palavra hipertextualizada pode levar uma pessoa a viajar pelo mundo do conhecimento, descobrir coisas novas, assim como você leitor acabou de fazer ao ler este texto hipertextualizado.

Um comentário:

Andrei disse...

Para começar com o pé direito, primeiro vou falar do que não gostei. E o que não gostei foi só a cor de fundo (ou a não cor de fundo)contrastando com a cor do texto. Dica de diagramação e produção gráfica, para textos longos, nunca use fundo escuro e texto em negativo sobre o fundo, fica cansativo. De resto, gostei do bom humor do texto, e, principalmente, dos links espirituosos que deixaram o seu hipertexto bem legal de ler. Eu só faria um complementação no final: além de hipertextualizado, o leitor fica hipercontextualizado.